BYOD significa (Bring Your Own Device) “Traga seu próprio dispositivo.” BYOD é uma iniciativa que permite que os alunos que têm dispositivos tecnológicos a trazê-los à escola para usá-los para fins educacionais, sob a direção de um professor ou administrador. Para efeitos do BYOD,  o dispositivo significa um fio de propriedade privada e / ou peça de equipamento eletrônico portátil, que inclui laptops, netbooks, tablets / iPads, iPod Touches e smartphones.

Quais são os benefícios?
Nossos alunos estão vivendo em um mundo onde eles têm acesso imediato a informações a qualquer hora e em qualquer lugar. Muitos estudantes têm dispositivos em seus bolsos que podem ser usados ​​para permitir que eles aprendem em seu próprio estilo e em seu próprio ritmo. Com a aprendizagem digital, cada aluno pode ter acesso a instrução rigorosa e de alta qualidade, maximizando assim a sua oportunidade para o sucesso na escola e fora dela.

Quais são os problemas?
Algumas das preocupações de BYOD incluem a segurança de dispositivos pessoais, o acesso à impressão e outros recursos de rede, a equidade de acesso para os alunos que não têm dispositivos e uso inadequado de dispositivos pessoais.

Segurança – Trazendo dispositivos pessoais para a escola pode ser útil; no entanto, alguns riscos estão envolvidos também. Como precaução, é sempre bom registrar o número de série do dispositivo em caso de roubo, e cadastrar cada dispositivo individualmente para ter acesso à rede da escola. As escolas não devem se responsabilizar pelo roubo de um dispositivo, nem devem ser responsabilizadas ​​por qualquer dano causado ao dispositivo enquanto estiver na escola.

O acesso aos recursos de rede – Os alunos devem se conectar a uma rede separada, sendo diferente da rede de acesso que normalmente é feito a partir de um computador da escola. Pastas de rede não devem estar disponíveis, assim, os alunos deverão salvar seus arquivos em outros lugares. Algumas opções incluem uma unidade flash, o disco rígido local, ou um sistema de gerenciamento de cursos, como o Moodle ou GoogleDocs.

Equidade de acesso – Para garantir a equidade de acesso, os alunos sem um dispositivo pessoal devem ter acesso a um dispositivo digital de propriedade da escola para fins de instrução, conforme necessário. Algumas escolas tem feito investimentos em carrinhos com laptops e/ou tablets/iPads. Neste caso, os alunos podem retirar um dispositivo para uso pessoal e devolvê-lo ao final da atividade pedagógica

Para garantir um uso adequado, os alunos devem aderir ao uso aceitável e Políticas de dispositivos eletrônicos. Quando os alunos usam a tecnologia de forma inadequada, enquanto na rede escolar, as mesmas consequências se aplicam, independentemente de quem possui o dispositivo.

Como garantir acesso à rede da escola? É exigido que os alunos usem a rede wi-fi  da escola, ou eles podem usar seu próprio serviço de 3G ou 4G?

Com a crescente disponibilidade de dispositivos eletrônicos, é importante que a escola garanta uma boa infraestrutura de rede e banda larga para atender a demanda. Uma escola com 1000 alunos apresenta uma média de 850 dispositivos conectados na rede simultaneamente, por isso, é importante garantir uma rede rápida e eficaz. O aluno pode utilizar a rede da escola, desde que seu dispositivo esteja cadastrado e que cada aluno tenha aderido à política de uso da rede. Na maioria dos casos, o aluno tem o direito de escolher entre a rede  da escola ou a rede 3G / 4G do aparelho.

Que regras são aplicáveis ​​à utilização desses dispositivos na rede de estudante?
Como com todo o uso da tecnologia, pessoal ou de propriedade da escola, os alunos devem usar a tecnologia para fins educacionais, com a autorização do professor. Estudantes que usam um dispositivo pessoal de propriedade deve respeitar as políticas estabelecidas pela escola e pelo professor. É importante que a escola filtre o conteúdo que os alunos podem acessar.

Existe algum requisito específico que os dispositivos devem atender para serem adicionados à rede da escola?
O dispositivo deve ser capaz de acessar uma rede sem fio. Algumas escolas recomendam algum dispositivo específico, mas é importante lembrar que a idéia é utilizar um dispositivo que o aluno possua e não adquirir um equipamento novo.

O BYOD não deve ser ignorado, é importante saber que a tecnologia tem se tornado cada vez mais pessoal e mais acessível, portanto, através do programa de BYOD, o aluno pode utilizar o dispositivo que é mais familiar a ele/ela e  utilizar essas ferramentas para garantir um melhor aprendizado.
A tecnologia chegou à algum tempo, e não irá desaparecer!

O que é BYOD?

About The Author
-

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>